29 de maio de 2014

Graphic Novel - Guerra dos Tronos Vol. 1 e 2

✖Atenção: esse post pode dar spoilers leves do primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo e da primeira temporada de Game of Thrones (VÁ LER OS LIVROS/VER A SÉRIE)

Essa semana eu comprei o Volume 2 da Graphic Novel  A Guerra dos Tronos, e eu gostei tanto tanto que resolvi compartilhar aqui. Eu já tinha o vol. 1, há alguns meses, e também amei, mas uma coisa que me chamou atenção no volume 2 foi que ele veio com muita diferença da primeira edição. Aparentemente, a editora foi trocada: continua sendo publicada pela Leya, como os livros, porém a primeira GN veio sob o selo da editora Barba Negra e a segunda pela Casa da Palavra. Eu não sei nada sobre os motivos, e também não pesquisei (sorry), mas a encadernação ficou bem diferente (pelo menos pro meu grau de detalhismo), então achei legal mostrar para vocês as duas, comparando e também mostrando um pouco das HQs. 
Eu nunca havia comprado quadrinhos antes. Eu sempre comprei mangás, mas nunca tinha acompanhado HQs, até mesmo por medo de não conseguir fazê-lo com perfeição... Mas eu não pude resistir. Eu já tinha lido todos os livros publicados até agora, já tinha visto todas as temporadas da série da HBO, e devo confessar que é uma das minhas histórias favoritas de todas, e sendo assim, quero colecionar tudo que puder. 
A arte é maravilhosa. Os personagens e cenários são bem fiéis aos livros, e, na maioria das vezes, bem diferente da série. É tudo muito bonito e bem feito, e os quadros de recordação tem cores diferentes para cada personagem (quem leu os livros sabe que cada capítulo é contado pelo ponto de vista de uma pessoa diferente). Na minha opinião, ela tende a "envelhecer" um pouco alguns personagens, como a Daenerys e o Jon Snow, porém deixou a Catelyn e a Cersei muito mais jovens do que se apresenta na série (sabemos que todos são muito mais jovens nos livros do que na série). Nada disso interfere na leitura, e a G.N. conta a história dos livros de maneira tão fiel quanto possível, o que muito me agrada. 


Cada volume conta uma pequena parte da história (os livros são bem grossos, então não sei quantos volumes serão necessários para finalizar A Guerra dos Tronos, provavelmente mais um ou dois), dividida em alguns capítulos, a divisão não é igual a do livro, mas segue um roteiro parecido e fácil de entender. 
É uma ótima opção também para aqueles preguiçosos de ler livros tão grandes, mas apaixonados por quadrinhos, e para quem só viu a série e quer se aprofundar um pouco mais. 
Eu não tenho a mínima ideia de quando sai o próximo volume, o que muito me aflige, e o que mais me deixa ansiosa é ver cada um dos queridos personagens sob uma nova visão. 



Bom, quanto à comparação: o volume 2 veio até melhor embalado que o 1. Me lembro de o volume 1 ter chegado já com alguns defeitinhos na capa por causa da falta de proteção e também pela falta de cuidado durante o transporte, o que me deixa triste. Mas o segundo volume também apresentou melhor qualidade na encadernação, que ficou mais resistente. O primeiro tinha uma capa simples, enquanto o segundo veio com orelha, e uma capa mais grossinha, o que muito me agradou, já que o primeiro deu uma deformada mesmo tendo ficado muito bem guardado, talvez por causa da umidade. 



As duas versões vem com making of, contando pra gente como foi o processo de criação da HQ, e é muito legal ler e aprender como são feitas essas obras de arte. A primeira, veio com um estilo de página amarela mais envelhecida do que a segunda, mas tirando isso, as páginas internas são iguais. Ambas tem rascunhos dos personagens na contra-capa, e dá pra ficar horas ali reconhecendo um e outro rosto. 


Parece que, com a mudança de editora, a HQ ficou um pouquinho melhor na durabilidade, mas a qualidade da história em quadrinhos em si continua a mesma, e eu recomendo do fundo do meu coração fã xiita. Sério. (ง'̀-'́)ง
E a nota para essas Graphic Novels (até agora) é: 5 ETs! Aeeee! 




Espero que vocês tenham gostado dessa segunda resenha... e que eu esteja fazendo isso certo! hahah.
(っ◔◡◔)っ ♥



2 comentários:

Deixe seu comentário, ele será lido e respondido com muito carinho!

 
Flying Saucer